
A BMW divulgou novos métodos de poupar combustível e tornar os motores cada vez mais eficientes, com uma maior potência e menores índices de poluição e consumo.
De acordo com a companhia, isso é possível através de novas tecnologias que aproveitam o calor gerado pelo motor e que normalmente é desperdiçado. Estudos da BMW mostram que apenas 1/3 da energia gerada na queima do motor é aproveitada, sendo que os restantes 2/3 são desperdiçados pelo escapamento e radiador.
Um das solução é evitar que o motor esfrie, pois quando isso ocorre o consumo é aumentado. Outra solução é o aproveitamento da alta temperatura do escapamento que chega até os 900° Celsius, com a adoção de um gerador termoelétrico que alivia o trabalhado do alternador, que por conseqüência “rouba” menos potência do motor.
E por ultimo, a terceira solução encontrada pela BMW também utiliza o calor do escapamento, mas dessa vez para aquecer o câmbio, que ao atingir mais rápido a temperatura de trabalho ideal, diminui o atrito do componente e conseqüentemente o consumo de combustível, além de aumentar a sua vida útil.
Fonte: Carroonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário